Por que será que os casamentos não dão mais certo?

Por que será que os casamentos não dão mais certo?Por que os casamentos estão acabando? Por que será que os casamentos não dão mais certo?

Será que é exatamente isso? Ou será que são as razões que estão mal explicadas?

O que será que destrói um casamento? E como evitar isso?

Separações vêm aumentando

Existem ainda muitos casamentos. Mas o número de separações também é imenso.

E a duração dos casamentos também é cada vez menor.

Então, o que está acontecendo?  Por que será que os casamentos não dão mais certo?

Nova legislação facilita as coisas

Vamos primeiro a alguns dados. E veremos que o fenômeno não é tão recente. casamento lei

Em 2010, segundo dados do IBGE, o Brasil teve o maior número de divórcios desde 1984.

A dedução seria de que as separações ficaram mais fáceis com a mudança da legislação, que eliminou a exigência de prazos para a dissolução dos casamentos. Pela lei antiga era preciso esperar dois anos para se divorciar, depois que o casal pedia a separação judicial. Com a mudança na legislação passou a ser possível já entrar direto com o pedido de divórcio. E não é preciso mais ficar explicando o motivo da separação. Resolveu divorciar, divorcia.

Mas será que o motivo é esse mesmo?

Segundo ainda os dados do IBGE, em apenas um ano, a taxa geral de divórcios cresceu 45,6 por cento em 2011. jovem se casandoE, como já dissemos há pouco, os casamentos duram cada vez menos. Cerca de 56,5 por cento dos casais não completam nem 15 anos de casamento. E 41,6 por cento não duram nem 10 anos juntos.

Os jovens casados também entram nessas estatísticas. Em termos percentuais, casais que permaneceram juntos de 1 a 4 anos pularam de 8,5% no número de divórcios em 2001 para quase 20% por cento em 2011. Ou seja, as separações têm aumentado entre os casais com menos de 4 anos de casamento. E esse fenômeno se mantém.

Pressa é amiga da separação

Uma das razões seria a pressa pelo primeiro casamento, que por isso pode acabar não dando certo.noiva linda

E sabe o que leva a essa conclusão? O fato de um grande número de descasados acabar se casando de novo, tanto homens como mulheres.

Isso leva a uma pergunta lógica: as separações são por rejeição ao casamento como instituição ou por rejeição ao parceiro ou à parceira?

Mas… Por que será que os casamentos não dão mais certo?

Há ainda uma questão delicada, mas que não pode ser deixada de lado: o aumento do número de traições, que obviamente está por trás de muitas separações.

E um dado também bastante objetivo: o número de mulheres que traem aumentou.

casamento e infidelidadeEm 2017 a edição brasileira do jornal espanhol El País publicou matéria com a psicoterapeuta belga Esther Perel (LEIA AQUI), que escreveu um livro após viajar durante 10 anos pelo mundo conversando com homens e mulheres infiéis.

Segundo ela, desde 1990 a taxa de mulheres que traem os maridos aumentou 40 por cento. Nesse mesmo período, segundo o seu levantamento, a infidelidade conjugal por parte dos homens aparentemente se manteve no mesmo nível.

Será que já existe uma resposta? Por que será que os casamentos não dão mais certo?

Você já consegue responder?

Safadeza só dos homens?

Tenho que confessar que me provoca risos o desabafo das cantoras bregas que extravasam raiva dos homens, chamando-os de safados, em meio a canções cujo tema é a infidelidade.

Evidentemente que esse aumento da infidelidade feminina é confirmado também por psicoterapeutas que lidam diariamente com a questão dos desajustes conjugais.

Uma delas chega a pregar que todos devem se acostumar com a infidelidade, já que se tornou algo comum, que acontece com imensa frequência.

Acostumar com tudo?

Ora, nada mais tacanho do que esse tipo de raciocínio. Se temos que nos acostumar com tudo o que acontece com grande frequência, teremos então que nos acostumar com os roubos, os assassinatos, os estupros, a corrupção e assim por diante. Ou eles são fatos raros? Então devemos nos acostumar com esses fatos porque eles são frequentes? Obviamente é um raciocínio típico de imbeciloides.noivos de tênis

Nessa questão é imperioso também enfatizar mais um ponto. Homens e mulheres normalmente, a pretexto de dizerem que rejeitam a instituição do casamento, alegam que perdem a liberdade e que o casamento é uma prisão, na expressão dessas pessoas.

Ora, o que ocorre não é falta de liberdade, mas sim falta de confiança. O grande número de traições conjugais gera desconfiança mútua. Casal cujos pares têm motivo para confiarem um no outro não experimentam essa sensação de aprisionamento ou de falta de liberdade. O que está sendo difícil é confiar.

Casar para quê?

casal na camaA questão é muito fácil de resolver. Falando em linguagem bem clara: mulher que abre as pernas para todo mundo e homem que não pode ver nem perna de mesa, que têm logo uma ereção, não devem mesmo se casar. Casar para quê? Para trair? Se gostam de gandaia, que permaneçam solteiros nessa gandaia, porque o que não falta é homem e mulher que goste de farra.

Nem se trata aqui de raciocinar sob o ponto de vista da moralidade, mas de uma lógica pura e simples, de clareza cristalina.

Temos visto muita gente analisar a chamada crise do casamento baseando-se em princípios religiosos e na suposta depravação moral que seria característica do nosso tempo. Mas isso pode ser uma forma superficial de encarar as coisas. É preciso refletir com mais profundidade para responder à grande questão: por que será que os casamentos não dão mais certo?

Quando não é preciso se casar

Preferimos nos concentrar na realidade de que cada pessoa decide o que quer da própria vida. Se quer formar uma família, faça a opção clara por esse caminho. Se não quer, esqueça o casamento.Pelo menos até amadurecer suficientemente para compreender que sexo é, sim, importante numa relação. Mas não é tudo. Nem é o que deve prevalecer como objetivo maior.não é preciso se casar para ter sexo

Diríamos mais: quem se junta a alguém pensando apenas em sexo comete uma dessas bobagens da vida, ditadas sobretudo pela imaturidade.

No mundo falta comida e dinheiro para os pobres. Falta paz. Falta amor. Falta honestidade. Falta gente de caráter. Mas não falta sexo. Ele está em todo lugar. Não é preciso se casar para conseguir.

 

 

Visite a nossa Fanpage e deixe o seu Curtir, para fortalecer o nosso site

Deixe aqui o seu recado

Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.