Piada ou drama: a dúvida no relacionamento

piada ou dramaIsto eu escutei como piada, mas você pode ver se não se trata na verdade de um drama.

Marido e mulher brigaram e deixaram de se falar.

Não trocavam uma palavra sequer, nem na hora do almoço, nem no jantar, nem quando estavam vendo o programa de televisão que eles mais adoram.

Aí o marido foi dormir e deixou um bilhete na cama para a mulher: “Me acorde às 7 horas, por favor, porque eu tenho uma reunião importante às oito e meia”. E pegou no sono.

Quando ele acordou já eram 10 horas da manhã e tinha um bilhete da mulher na cama: “Já são 7 horas. Tá na hora de acordar”.

Na fase delicada é pior

Esta é uma piada que na verdade revela um drama. Poderia se chamar de diálogo de mudos ou coisa parecida.

E expõe uma das maiores dificuldades de um relacionamento, principalmente quando ele já está atravessando uma fase delicada, em que um dos ingredientes é exatamente  a falta de diálogo.

Dá para prever

Crises no relacionamento podem ser pressentidas quando se tem sensibilidade e quando se quer evitar essas crises. Ou pelo menos evitar que elas se agravem e terminem em coisa pior. Ou seja: as brigas que destroem não apenas o relacionamento mas até a convivência pelo resto da vida.

Pode parecer que não, mas até pessoas que se gostam podem acabar brigando seriamente e até se separando.

Nessas ocasiões de dificuldade a pessoa que deseja preservar a relação normalmente chama para uma conversa. E a pessoa que tem algo a esconder ou que não está mais nem aí sempre foge dessa conversa. Ou inventa uma desculpa, um mal estar, uma dor de cabeça que serve para qualquer situação, e a coisa vai se degringolando.

Aversão ao diálogo é um complicador

Existem pessoas que rejeitam terminantemente conversar sobre relacionamento. Entre essas pessoas estão as que não levam os relacionamentos a sério e nem estão a fim de levar a sério. Ou que sempre tiveram relacionamentos complicados ou conflituosos e acham que diálogo pode piorar as coisas, porque ficam com medo de deixar escapar algo que revele ainda mais suas dificuldades interiores.

O fato é o seguinte: diálogo nunca dificulta as coisas. Diálogo evita mal entendidos e contribui para uma relação mais verdadeira. E se o diálogo sempre termina em discussão ou é porque a situação já está muito ruim ou porque as pessoas não têm capacidade de dialogar.

É preciso atentar para aspectos importantes: existem pessoas mal resolvidas, existem relacionamentos mal resolvidos e existem separações também mal resolvidas.

Sempre é bom evitar os três.

E todos esses três cenários sempre se agravam com a falta de diálogo.

 

 

Visite o site Coisas Que Te Interessam

Deixe aqui o seu recado

Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.