Mulher sem sutiã… pode isso?

Mulher sem sutiã... pode isso?

Não usar calcinha pode fazer bem à saúde da mulher. E não usar sutiã, pode?

Artigo e vídeo recentes que apresentamos revelaram que o hábito de não usar calcinha pode trazer benefícios à mulher. A pergunta que nos chegou logo em seguida, de várias mulheres, já era previsível: e o uso do sutiã, faz mal?

Já houve um estudo que andou provocando muita polêmica, exatamente por concluir que o uso do sutiã é dispensável.

Segundo esse estudo, se a mulher não usar sutiã pode desenvolver mais os tecidos musculares da mama e sofrer menos com a flacidez, mantendo a pele mais firme e saudável.

Assista ao vídeo para saber mais ou continue lendo logo abaixo.

Esses estudos tiveram origem na França, onde o médico Jean-Denis Rouillon estuda há mais de 15 anos os efeitos do uso do sutiã nas mulheres.

Veja só: mais de 15 anos. Esse gosta mesmo de sutiã, e de seios.

Pois é. Rouillon, que além de médico é professor de medicina esportiva numa universidade francesa, andou medindo e observando os seios de várias dezenas de voluntárias, numa pesquisa pra lá de agradável, né mesmo? Mas a conclusão dele é de que pelo menos entre as mulheres de 18 a 35 anos que participaram do estudo, o mamilo volta a subir a uma média de sete milímetros por ano quando não se usa sutiã. Os seios, segundo ele, se fortalecem.

Ou seja: a pesquisa tem precisão milimétrica.

Mas é lógico que provocou controvérsias.

Principalmente por parte dos fabricantes de sutiã, que não vão gostar nem um pouquinho dessa ideia.

Mas a pesquisa vai mais adiante. Sem sutiã, as mulheres teriam menos possibilidade de sentirem dores nas costas e teriam sentido melhora na respiração.

Já os donos de lojas de langerie dizem que isso pode ser conseguido desde que a mulher use sempre modelos de sutiã mais adequados e confortáveis, evitando os que têm muitas costuras, e evitando também o contato com os elásticos do sutiã, ou seja, aqueles em que o contato é só com o tecido do sutiã.

Os médicos que cuidam da estética feminina costumam contestar os resultados da pesquisa francesa, argumentando que o sutiã dá mais firmeza aos seios, e citam que as indígenas, por exemplo, não usam sutiã e nem por isso têm os seios bonitos e firmes.

Mas aí já existe também um exagero: o modo de vida das indígenas é completamente diferente, isto sem contar que a questão da genética também pode influenciar, é lógico. Há mulheres com a musculatura mais firme, e outras nem tanto.

Além do mais, as indígenas têm muito mais filhos do que as mulheres que vivem em sociedade.

Aliás, a esse respeito os médicos observam que durante a gravidez os seios ficam com mais volume, o que afeta a elasticidade da pele da mama. Com menos elasticidade, a tendência seria de que as glândulas mamárias se desloquem para baixo.

Mas tudo é controvérsia, no mundo das mulheres, especialmente em relação ao corpo da mulher.

Mesmo academias de ginástica já divulgaram estudos segundo os quais não usar sutiã não vai deixar os seios feios e não causa flacidez. E dormir sem sutiã também não faz mal algum. Seria um mito dizer que dormir com sutiã faz com que os seios fiquem mais firmes. Isto sem contar, é lógico, que, dependendo do sutiã, o uso vai prender a circulação e pode causar desconforto.

Olha, no meio de tanta controvérsia, o canal Recado Secreto faz uma pequena sugestão: faça uma enquete com as amigas. Veja quem usa e quem não usa sutiã e como se sentem em cada uma das situações.

E leve em conta que o uso quase obrigatório, é lógico, favorece o comércio dos sutiãs, que não vão gostar nem um pouquinho se as vendas caírem.

O médico francês admite que sua pesquisa ainda não é conclusiva, mas observa, de qualquer modo, que não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia do sutiã para manter os seios firmes.

E agora uma curiosidade que veio da India: A grande repercussão do estupro coletivo de uma estudante indiana de medicina em um ônibus, no final do ano passado, levou um grupo de universitários daquele país a desenvolver um protótipo que pretende servir de arma para mulheres se defenderem contra ataques sexuais – um sutiã que dá choques.

A vestimenta é capaz de dar choques de 3.800 quilovolts em qualquer um que tente apertar, apalpar ou beliscar os seios da mulher.

Chocante, não é mesmo?

Quem sabe se essa ideia não prospera a ponto de evitar estupros no Brasil. Assim, em vez de proteger apenas os seios, o sutiã serviria para proteger a própria mulher desses ataques.

Quem sabe se essa não seria outra forma de você afinal decidir se usa ou não sutiã, pelo menos em determinadas ocasiões….

Deixe aqui o seu recado

Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.