Como homens podem tornar as mulheres mais seguras

As feministas mais radicais podem rejeitar o título deste artigo, argumentando que as mulheres não podem depender dos homens para se tornarem seguras. Mas a explicação é muito simples: muitas atitudes dos homens tornam as mulheres inseguras (citaremos algumas delas). Em contrapartida, o ideal é começar pelo lado positivo, mostrando como homens podem tornar as mulheres mais seguras.

Como homens podem tornar as mulheres mais seguras

Vamos começar derrubando um mito: ainda existem, sim, mulheres que estão interessadas numa relação saudável. Mesmo que não esteja, no plano delas próprias, a ideia do casamento como instituição, muitas ainda veem como saudável uma relação estável. E evitar abalos exige sensibilidade.

Além disso, do mesmo jeito que os homens podem tornar as mulheres mais seguras, as mulheres também podem tornar os homens mais seguros, dependendo da forma como agem no dia a dia.

Embora uma relação amorosa ou conjugal não exija perfis iguais (desde que ambos estejam abertos ao aprendizado nas relações), há atitudes que abalam ou contribuem para um clima de insegurança e de desconfiança.

Ou seja: as diferenças podem ser positivas se homens e mulheres encararem o relacionamento como forma de aprendizado mútuo.

E tanto homens como mulheres podem se ofender pelas mesmas razões, circunstâncias e atitudes. Portanto, feministas, não há nada de machismo no título do artigo.

Como homens podem tornar as mulheres mais inseguras

De forma sucinta, só para começar pelo lado positivo, os homens podem tornar as mulheres mais seguras demonstrando sempre interesse na relação e destacando os pontos positivos da parceira. Assim agindo, farão com que elas se sintam valorizada na relação.

O lado oposto a isso é que, mesmo sem sentirem (ou, então, agindo de forma deliberada) um homem pode contrariar ou tornar a mulher insegura quando fala o tempo todo num relacionamento anterior.

É como se ele quisesse uma mulher igual àquela com quem rompeu o relacionamento. E isso, obviamente, é extremamente ofensivo e humilhante para a mulher.

Outra atitude desagradável é não apresentá-la aos amigos e à própria família, como se não levasse a relação a sério ou não a considerasse digna do relacionamento que estão mantendo.

Há ainda a mania negativa de criticá-la em tudo, desde a forma como se veste, como à maneira como se comporta. E isso não apenas é evitável como contornável, com frases como:

você não acha que fica melhor de vermelho, devido ao seu tom de pele?

Ou, ainda:

não seria melhor que você agisse de outra forma, para não ser mal interpreta e mostrar melhor suas inegáveis qualidades, que eu aprecio e amo tanto em você…?

É lógico que isso depende, também, do tom de voz e da forma de dizer, que deve ser carinhosa e dita num momento de aconchego. E, ainda assim, exige sensibilidade para tirar dessas frases o ranço de crítica.

Como uma folha de papel

Todos aprendemos, com as lições do dia a dia, que a confiança, quando é abalada, nem sempre pode ser reconstruída. Ou quase nunca.

Existe até uma frase que resume isso muito bem: confiança é como uma folha de papel. Quando fica amassada, nunca mais ficará igual ao que era antes.

Pois isso vale para pequenas ou grandes mentiras que o homem tenta acobertar sem sucesso. Ou pela irresistível tentação que os homens podem sentir de se mostrarem interessados por outra mulher, a ponto de partirem até para um flerte indisfarçável.

Demorar várias horas para responder a uma mensagem pelo celular quase sempre (ou sempre) não convence, quando as explicações para isso são as chamadas desculpas esfarrapadas.

E a isso se junta o excessivo cuidado em não deixar seu celular ao alcance dela. Especialmente se ela sempre deixar o dela ao seu alcance.

Compará-la com outras mulheres, dizendo coisas como já percebeu que o corpo esbelto de fulana a torna atraente?, é simplesmente cruel e digno de quem quer acabar com o relacionamento.

Que só piora quando você classifica a reação dela como histerismo ou excessiva falta de humor.

E se você apenas insinuar que ela não é sensual, ou não demonstrar interesse por ela fora dos momentos em que mantém com ela relações íntimas, é porque realmente já chegou à conclusão de que está ao lado da mulher errada.

Mulher também pode deixar o homem inseguro

E uma última pergunta: já percebeu que tudo o que desagrada uma mulher, ou a torna insegura, é o mesmo que pode provocar os mesmos sentimentos negativos no homem?

E olhe que não dissemos tudo o que pode provocar insegurança ou insatisfação.

Há ainda um bom número de atitudes que podem desagradar um ao outro, independentemente de sexo.

Porque, de fato, homens e mulheres são diferentes. Mas há atitudes que agradam ou desagradam reciprocamente.

Procure percebê-las e agir com sensibilidade.

Isso está entre as peculiaridades que podem decidir o futuro de uma relação a dois.

Dentro ou fora do casamento.

Clique no link a seguir para saber tudo sobre casamento e ainda ganhar bônus

ebook e brindes

Sobre o Autor

Gerson Menezes
Gerson Menezes

Escritor (com 9 livros publicados), jornalista, empresário, professor universitário (durante 10 anos), empreendedor digital e youtuber. Os livros podem ser encontrados na livraria virtual Amazon e na Thesaurus Editora.

    0 Comentários

    Deixe aqui o seu recado

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.