A autoestima é uma palavra importante em qualquer setor da nossa vida. Acreditar em si mesmo (a), estar de bem com você mesmo (a), acreditar no seu sucesso, ajudam você a percorrer o caminho que levará à realização dos seus objetivos, prazeres, anseios. E, no momento atual, é preciso refletir sobre autoestima, quarentena e como cuidar dos filhos.
Obviamente, como cuidar dos filhos está entre os assuntos que precisam de atenção o tempo todo. Mas, em momentos como o atual, de isolamento social, isso se torna ainda mais necessário.
Acreditar faz parte do caminho para o sucesso
Se você quiser ler artigos no que se refere ao sucesso econômico, empresarial, financeiro, clique aqui. Neste texto que está lendo agora, vamos tratar da mesma questão na área de relacionamento humano. Porque também vale o princípio segundo o qual acreditar faz parte do caminho para o sucesso.
Se você é uma pessoa que, normalmente, se sente feliz, provavelmente está com boa autoestima. Se é uma pessoa negativa, infeliz, cabisbaixa, mal humorada, a sua autoestima pode estar bem baixa.
Autoconfiança, autoestima, quarentena e como cuidar dos filhos
É lógico que não se pode simplificar, pois muita coisa depende também do momento que estamos vivendo e de vários outros fatores. Mas o ideal aqui é levar em conta outro elemento: a autoconfiança.
Não confundir com autossuficiência, que pode ser entendida como uma característica, muitas vezes, revestida de certa arrogância. A autoconfiança está relacionada à convicção – com base num julgamento consciente – daquilo que somos capazes de conquistar. Mas sem arrogância.
Confiança ajuda a superar obstáculos
O fato é que as pessoas que confiam em sua capacidade estão mais bem preparadas para vencer e para superar obstáculos. Veja o caso da disfunção erétil (impotência), tema abordado em outros de nossos videos.
A disfunção erétil pode estar relacionada a problemas físicos, a questões de saúde. Mas pode ser causada também por uma dose excessiva de insegurança, de angústia, de baixa autoestima.
História de vida define o sentimento de autoestima
O sentimento de autoestima tem muito a ver com sua história de vida. Uma pessoa que se sente derrotada não terá autoestima. E perceba o que foi dito: uma pessoa que se sente derrotada.
Porque ela pode sentir-se uma derrotada, sem ser uma derrotada. E até por ter sido convencida, por pessoas, fatos, acontecimentos, de que é uma derrotada.
Influência negativa gera comportamentos negativos
Pais e mães devem ter em mente que o desenvolvimento humano começa muito cedo e que a forma como o nosso ego está estruturado foi influenciada pela nossa história de vida e pelo meio social em que vivemos.
Adultos que, literalmente, massacram a mente das crianças, chamando-as de burras, incapazes, tratando-as como inferiores, acabam por serem responsáveis pela interiorização desses sentimentos negativos, que, fatalmente, irão influenciar na personalidade dessa pessoa, com reflexos graves também na fase adulta.
E esses sentimentos, por sua vez, vão se refletir nos nossos relacionamentos amorosos e no nosso comportamento sexual.
Fique atento(a) a como cuidar dos filhos em qualquer época
Notícias recentes dão conta de que, com o isolamento social que se fez necessário em época de pandemia, aumentaram os índices de violência doméstica.
É mais do que hora de pensar nisso tudo.
Veja bem como trata sua mulher. Veja bem como trata o seu marido. E veja bem como trata o seu filho ou filha. Porque o fato de eles terem ou não autoestima quando se tornarem adultos vai determinar a diferença entre a vitória e o fracasso na vida deles.
Sobre o Autor
0 Comentários