Sexo não tem idade e faz bem à saúde

idosos casal 2

O conflito entre os parceiros impede mais o sexo após os 70 anos do que os problemas de saúde e a própria idade.

Esta é uma das conclusões da pesquisa feita pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, com o objetivo de avaliar a vida sexual de sete mil pessoas nessa faixa etária. A conclusão é de que 54% dos homens e 31% das mulheres com mais de 70 anos disseram ser sexualmente ativos. Desse total, 30% disseram ter uma frequência de duas relações sexuais por mês, ou seja, uma a cada duas semanas.

O coração agradece

Que o sexo faz bem à saúde não é mais mistério. Ele faz bem para o coração e ajuda até a evitar doenças (leia aqui). Mas ainda há um certo tabu em relação à sexualidade de pessoas acima de determinada idade. O sexo pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária, embora, equivocadamente, há quem acredite que isso é “falta de vergonha”, um pensamento que deve ser combatido. É óbvio que o intervalo entre as relações sexuais aumenta com a idade, mas isso também depende de inúmeros fatores.o coração agradece

A auto-estima, o fato de não se envergonhar do próprio corpo, devido à idade; problemas psicológicos, queda de taxas hormonais e possíveis enfermidades limitadoras podem se refletir na hora do sexo, mas há formas de manter a saúde até idade bem avançada, por meio de alimentação correta, reposição de vitaminas e elementos essenciais ao organismo e exercícios. O importante é manter-se saudável. E sexo também ajuda.

A conclusão da pesquisa é de que pessoas com idade entre 70 e 80 anos estão tendo mais relações sexuais do que comumente se imagina. E que conflitos com parceiro(a) dificultam mais a vida sexual do que limitações causadas pela idade.



Afaste as encucações e cuide da saúde

São apontados ainda os problemas que as pessoas da terceira idade disseram enfrentar na cama. As mulheres apontam a dificuldade de ficarem excitadas como o maior obstáculo. Para os homens, em sua maioria, o problema é a dificuldade de ereção. É importante frisar que a queda de taxas hormonais, como a testosterona, contribui para isso, mas já há medicamentos (inclusive produtos naturais, que são os mais saudáveis) que se encarregam de equilibrar essas taxas.

idoso felizAlém disso, é preciso levar em conta que essa queda de hormônios traz prejuízos e riscos. No cãs da testosterona, por exemplo, já está comprovado que taxas muito baixas podem aumentar o risco de osteoporose, o que é particularmente grave nas idades mais avançadas, devido ao maior risco de fraturas ósseas.

“Esperamos que a pesquisa mostre ao sistema de saúde que é preciso combater o preconceito e os estereótipos relativos ao sexo em pessoas de idade avançada. É preciso oferecer a elas as informações que atendam a suas experiências e expectativas”, comentou o médico e pesquisador David Lee, responsável pelo estudo. Ele acrescentou que a pesquisa mostra ainda que há muita variedade na vida sexual nessa faixa de idade.

Mas tenha responsabilidade

A prova da exatidão dos resultados da pesquisa está no fato de que a sexualidade na terceira idade é um assunto que não está mais restrito aos quartos dos casais e tem despertado preocupação na saúde pública. Isso porque os levantamentos feitos nos Estados Unidos comprovam que as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) tiveram um crescimento considerável nessa faixa etária. Desde 2007, a incidência de sifílis aumentou 25% entre os idosos e os casos de clamídia subiram 32%.

Em resumo: a proteção é um item que deve ser rigorosamente observado não só pelos jovens como também pelas pessoas de mais idade. Mas, infelizmente, não é o que vem ocorrendo, pois em muitos países o aumento da incidência da infecção por HIV (o vírus da AIDS) vem preocupando significativamente.

Na vida é preciso ter responsabilidade. A vida sexual não pode ficar de fora dessas preocupações, evidentemente.




 

 

2 comentários em “Sexo não tem idade e faz bem à saúde

  • 03/06/2016 em 230420
    Permalink

    Realmente é isso mesmo, faz bem à saúde física e mensal, aproxima os casais e melhora a auto estima, de fato não tem idade. Devemos nos exercitar mais sexualmente e para isso há no mercado diversos produtos que podem dar uma ajudinha, sim uma ajuda para esquentar + sua relação é sempre muito bom, há diversos produtos de sex shop que são deliciosos. Abraços a todos

    Resposta

Deixe aqui o seu recado

Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.

%d blogueiros gostam disto: