Leia se você não sabe o que significa pansexualidade

Esse é um termo sobre o qual muitas pessoas têm dúvidas. E que, por isso mesmo, causa sempre muita confusão. Então, leia se você não sabe o que significa pansexualidade.

O termo ganhou destaque, recentemente, com uma entrevista da cantora Demi Lovato (foto), que você deve conhecer como uma das juradas de programas de calouros, como o X Factor.

Leia se você não sabe o que significa pansexualidade

Demi Lovato disse que, embora queira ter filhos, provavelmente vai preferir adotar. Isto porque ainda não sabe se vai passar o resto da vida com um homem ou com uma mulher. E, em seguida, se disse pansexual.

Mas, na verdade, pansexualidade é mais do que a atração pelo mesmo sexo ou pelo sexo oposto. No primeiro caso, seria homossexualidade. No segundo, seria heterossexualidade. E a atração pelos dois sexos seria bissexualidade.

Leia agora se não sabe o que é pansexualidade

Agora você vai ficar sabendo o que é pansexualidade

Os pansexuais, por sua vez, se definem como alguém que pode ser atraído por qualquer pessoa, inclusive por transexuais e transgêneros. E, se você não sabe qual a diferença entre esses dois termos, deixe aí o seu comentário se quiser que a gente fale sobre isso num próximo artigo.

Pois bem. A característica de quem se define como pansexual é de que a atração não ocorreria exatamente pelo sexo da pessoa, mas sim pelo jeito, pelo lado físico, pelo caráter ou pelo comportamento da pessoa. Ou seja: pela maneira como essa pessoa demonstra ser, sendo homem, mulher, homossexual, transexual, transgênero.

O que deixa os pansexuais irritados

Você sabe o que deixa os pansexuais irritados?

Uma coisa que deixa os que se definem como pansexuais incomodados é quando alguém acha que eles podem querer ter relações com plantas ou com animais.

Alguns até evitam se definir como pansexuais, exatamente para que não sejam encarados como quem transa com animais ou que usam plantas para se satisfazerem sexualmente. A atração é a mais ampla possível, dizem eles, mas é sempre por pessoas. E plantas e animais não são pessoas.

E é até com certa impaciência ou irritação que alguns explicam isso. Então, eu recomendo que você não faça esse tipo de pergunta se alguém lhe disser que é pansexual.

Sociedade conservadora faz cara feia diante das diferenças

Demi Lovato afirmou, nessa entrevista, que demorou a definir sua própria sexualidade e a admitir que poderia sentir atração por mulheres, por exemplo. 

Isto porque teve uma educação conservadora, pois cresceu no Estado norte-americano do Texas, numa família que se definia como cristã.

E dizer que poderia se sentir atraída pelo mesmo sexo sempre provocava “cara feia” numa sociedade conservadora como a texana, ela explicou. E não tinha como dizer: “Leia se você não sabe o que significa pansexualidade”, (risos)

Pansexuais podem se sentir atraídos por pessoas apenas pelo jeito ou identificação

Você sabe o que o conservadorismo provoca nas pessoas?

Como sempre mostramos no site e no Canal Recado Secreto, questões como conservadorismo, religião (especialmente quando resulta numa educação repressora) e fanatismos sempre criam conflito na definição da sexualidade.

E, especialmente quando a repressão é muito forte, pode resultar também em sentimento de culpa, de arrependimento ou mesmo levar a pessoa a achar que é o que chamam de pecado, que é exatamente para que se sintam culpadas. E isso pode resultar em crises que se refletem na vida adulta.

Você deve saber  o que o conservadorismo provoca nas pessoas diante da pansexualidade

Sentimentos de vergonha e culpa podem afetar sexualidade por toda a vida

Demi Lovato disse que, nessa época, sentia muita vergonha de expor a forma como se sentia atraída. Isto sem contar que são situações em que muitas crianças acabam sendo punidas e até espancadas, o que é um absurdo.

Uma coisa é preciso entender, de uma vez por todas: ninguém pode definir o que outra pessoa sente. Quem vai sentir é a própria pessoa. E querer interferir nisso provoca conflitos e problemas sérios. E muita ansiedade, entre outros males.

Então, repetimos o que já frisamos várias vezes a todas as pessoas: cuide da sua própria sexualidade. E deixe as outras pessoas em paz. Você não tem nada a ver com o que essa pessoa sente ou deixa de sentir. Cuide da sua vida, que ela cuida da dela.

E-book GRÁTIS: É possível encontrar o relacionamento ideal para curtir com prazer e felicidade sua vida amorosa?

Gerson Menezes

Escritor (com 9 livros publicados), jornalista, empresário, professor universitário (durante 10 anos), empreendedor digital e youtuber. Os livros podem ser encontrados na livraria virtual Amazon e na Thesaurus Editora.

Website: https://recadosecreto.com.br

    Deixe aqui o seu recado