Depressão pode destruir seu relacionamento

Depressão pode destruir seu relacionamentoOs números da depressão crescem no mundo. E, segundo as previsões feitas nos últimos dois anos, em 2020 (portanto, agora) a depressão será a doença mais incapacitante do mundo. Vamos, então, mostrar aqui se a depressão pode destruir seu relacionamento.

A depressão não é um triste fenômeno apenas no Brasil, mas em todo o globo terrestre.

Se é verdade comprovada pelas estatísticas que a depressão tem afastado do trabalho um número cada vez maior de pessoas em plena idade produtiva, seria ingenuidade imaginar que, dentro de casa, isso não se torne também um problema grave.

 

Tristeza e depressão nos relacionamentos

Em vez de ficarmos alarmados com isso, devemos nos informar para nos prepararmos, no caso, por exemplo, de precisarmos lidar com essa patologia, que acomete tanto homens como mulheres.Tristeza e depressão nos relacionamentos

A primeira coisa a se dizer é que não se pode confundir depressão com tristeza, um erro que muita gente comete.

Você pode estar triste, ou até muito triste, e ficar sem vontade de fazer qualquer coisa.

A diferença é que, se você estiver triste, realmente você pode ficar sem vontade de fazer as coisas. Mas por um determinado período.

Já a depressão é uma doença incapacitante. Ou seja: ela deixa a pessoa incapaz de fazer até mesmo as tarefas mais simples.

Nada de frescura

Produto superando a depressão
CLIQUE para conhecer todos os detalhes

Até há pouco tempo, ainda se via com muito preconceito a depressão. Muitos diziam que tudo era frescura da pessoa. Ou fraqueza. Ou até preguiça, porque muitas vezes o deprimido ou a deprimida tem dificuldade até de se levantar da cama.

Mas não é nada disso. Esse estigma em torno da pessoa deprimida tem que acabar, porque a depressão é uma doença séria, que muitas e muitas vezes leva ao suicídio.

E não pense que é uma doença dos fracos. Ela pode atacar pessoas bastante fortes, mesmo os fortes emocionalmente.

Depressão pode destruir seu relacionamento

Mas o nosso foco aqui não é medicina, mas sim relacionamento. Então, vamos falar sobre a depressão tendo em vista esse aspecto do Depressão pode destruir seu relacionamento e causar separaçãorelacionamento. Não só entre casais, pois a depressão pode afetar toda a família. E, se não houver esclarecimento sobre esse mal, pode ser incompreendida também no nosso círculo de amizades e entre colegas de trabalho.

Nos relacionamentos, se não houver muita clareza e esclarecimento, podem surgir muitos conflitos.

Falta de interesse e de libido

A falta de libido, por exemplo, pode levar o parceiro ou a parceira a interpretarem como falta tanto homensde interesse ou até a passarem a desconfiar de traição.

E não é só a libido que fica afetada. A incapacidade de conversar, de interagir, de frequentar compromissos os como mulheresmais simples, como ir a um jantar ou a um encontro com amigos, também leva a essa impressão de falta de interesse.

E aí começa a surgir o verdadeiro perigo: em vez de ajudarem quem está doente, os que convivem começam a fazer cobranças, às vezes cruéis aos ouvidos de quem já está deprimido. E o doente, em razão disso, começa a se isolar cada vez mais.

Depressão e separação

Depressão pode destruir seu relacionamento e causar conflitosE isso, é óbvio, acontece tanto com homens como com as mulheres, que são frequentemente chamadas de tagarelas e, de uma hora para outra, mal conseguem falar.

E se esse quadro se agrava a ponto de irritar o parceiro ou a parceira, a situação pode virar um caos. Ou um desastre no relacionamento e ainda o agravamento da doença.

Aí você deve estar se perguntando: então, o que fazer?

Como escapar dessa

A primeira dica a gente já deu: nunca confunda depressão com simples desânimo, frescura ou preguiça. Porque o preguiçoso é aquele que deixa de fazer algumas coisas por um tempo. Mas não o que não tem nem vontade mais de se divertir ou de fazer as coisas que sempre gostou de fazer.

Supere sua depressão
CLIQUE para saber mais

O deprimido tem que se sentir acolhido e compreendido. Mesmo que você não se sinta capaz de ajudar, procure ouvir e compreender o momento que a pessoa está tendo que enfrentar. Porque, posso lhe dar certeza – a pessoa deprimida também não está gostando nem um pouquinho de estar passando por isso.

Compreensão e acolhimento

O deprimido não sente vontade de fazer nada. E uma das formas de ajudar é incentivando essa pessoa a fazer aquilo de que ela gosta.

Se gosta de cantar ou de dançar, incentive-a a cantar ou a chame para dançar. Vai ser difícil ela topar. Mas, pelo menos, você está demonstrando compreensão e acolhimento.

Os especialistas costumam também recomendar exercícios físicos. Mas o problema, como nós já explicamos, é que a pessoa não sente vontade de fazer nada.

Depressão pode destruir seu humor

Depressão pode destruir seu humorNunca se definiu ao certo quais são as razões ou as causas da depressão. Ela pode surgir de repente, mesmo que as pessoas estejam vivendo um bom momento na vida ou no relacionamento.

Médicos e psicanalistas costumam dizer que a depressão, além do lado emocional, tem também um componente químico, com a diminuição drástica das substâncias (hormônios) no cérebro que atuam sobre o humor e o bem-estar.

Sabemos que a situação é difícil e já falamos algumas das coisas que devem ser feitas. E outras que devem ser evitadas, como cobranças, desconfiança, ficar culpando a pessoa que está doente.

Então informe-se e prepare-se para vencer esse período com calma e compreensão. E, sobretudo, demonstrando seu apoio à pessoa que está doente.

Em busca da superação

Normalmente o tratamento é feito com remédios, que muitos condenam. E com a ajuda de um psicólogo, de um psiquiatra ou de um Em busca da superaçãopsicanalista. E o tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, dependendo também da intensidade ou da profundidade da crise.

E, finalmente, uma orientação importante: nunca deixe o deprimido sozinho ou isolado. Como nós já frisamos, a depressão tem provocado muitos casos de suicídio.

Mantenha-se vigilante, acolhedor, compreensivo e saiba ouvir seu companheiro ou companheira que esteja nessa situação.

Um dia isso vai virar passado. E a vida volta ao ritmo normal.

Você sabia…

… que depressão também pode ser combatida com massagem?

CLIQUE AQUI para saber mais

 

Deixe aqui o seu recado

%d blogueiros gostam disto: