Muitos homens e mulheres nos perguntam: assexualidade é a mesma coisa que falta de vontade?
É. E não é.
Vamos explicar
O tema assexualidade interessa a muita gente. Inclusive, está entre os vídeos que mais bombaram no canal. Então, compartilhe este nosso artigo para ajudar quem ainda tem dúvida. Seja solidário ou solidária, porque, assim, o mundo vai ser mais feliz.
Assexualidade é o desinteresse natural por sexo
A assexualidade é um desinteresse natural pela prática de sexo. Não depende de idade nem de sexo. Homens e mulheres podem ser assexuados. E podem já nascer com essa característica, naturalmente.
Vamos ver um caso específico que é diferente, daqui a pouco. Mas deixa eu explicar melhor se assexualidade é a mesma coisa que falta de vontade.
Repulsa devido a traumas é diferente de assexualidade
Você não deve confundir assexualidade com repulsa ao sexo. Essa repulsa, muitas vezes, surge a partir de um estupro ou de algum abuso sexual na infância.
Você poderá, mais adiante, acessar o primeiro artigo e o vídeo que fizemos sobre esse tema. Com isso, vai poder ler inúmeros comentários de pessoas assexuadas. E compreender o quanto a assexualidade é mais comum do que se imagina.
Assexualidade e falta de vontade: qual a diferença?
As pessoas não devem ser cobradas por simplesmente não gostarem de sexo. Não é motivo para cobrança, pois é um estado natural da pessoa. A menos, como já dissemos, que seja resultado de algum trauma.
Mas veja, acima, o caso do Matheus. Ele diz que, quando era mais jovem, tinha bastante interesse sexual. E que, agora, não sente mais vontade.
Ora, se quando jovem ele tinha bastante interesse, é sinal de que não se trata de assexualidade, e agora vamos falar neste caso.
A questão do Matheus, que não mencionou a idade que ele tem, é de baixa libido, o que é diferente de assexualidade.
Ele deve se preocupar com essa falta de vontade? Depende. Vamos explicar também. Com isso, compreenderá essa questão sobre se assexualidade é a mesma coisa que falta de vontade
Vontade na juventude também é impulsionada por sedução
O maior interesse de uma pessoa jovem por sexo é natural. Os hormônios estão lá em cima; a curiosidade, também.
São frequentes os atrativos. As cenas e situações em que a libido se acende são frequentes.
Jovens convivem com a colega ou o colega da escola que são atraentes. A forma como se comportam pode atiçar a libido. Ou a maneira como, muitas vezes, se expõem. Até para provocar a excitação no outro, ou na outra.
Com o passar dos anos, como se sabe, é natural que surjam os namoros, as paixões, os casamentos, os relacionamentos.
O sexo tem um lugar reservado na vida. E, para muita gente, o sexo pode parecer a coisa mais importante do mundo.
Com a idade, vem o amadurecimento. Que, dependendo da vida que levamos, nos chama a atenção para outros aspectos da vida.
O sexo continua sendo importante e prazeroso. Mas existem outros atrativos. Passamos a compreender que sexo é importante. Mas não precisa ser, obrigatoriamente, a coisa mais importante.
Só que existe também a questão orgânica. E isso é importante mencionar.
Hormônios: é preciso cuidar deles?
É natural que, com o passar dos anos, os hormônios baixem de nível.
E, como sabemos, existe um hormônio específico diretamente relacionado à sexualidade, que é a testosterona.
Muita gente acha que só o homem tem testosterona. Mas a mulher também tem. Apenas os níveis de testosterona são diferentes no homem e na mulher.
Se a testosterona está em níveis muito baixos, é natural que a libido também fique muito baixa.
Pode ser a situação do Matheus? Pode, perfeitamente.
E ele deve se preocupar?
Vamos ver daqui a pouco.
Falta de libido pode preocupar devido às dificuldades…
Como todos também sabemos, existem homens que gostam muito de sexo. E que ficam preocupados com a falta de libido, porque dificulta a ereção.
Aí apelam para as chamadas pílulas azuis e para todo tipo de recurso para evitarem a impotência.
Então, temos aí duas situações: a maturidade pode diminuir a importância do sexo. Porque, embora o sexo seja importante, inclusive para a saúde, ele não é a única coisa importante na vida.
E isso, muitas vezes, só percebemos quando chegamos à maturidade que os anos e a experiência nos proporcionam.
Falta de vontade exige cuidados com a saúde
Vamos à segunda questão. Com relação à falta de vontade por sexo, além de poder estar sendo provocada por algumas doenças, como hipertensão não controlada, obesidade e diabetes, entre outras, pode resultar também dos baixos índices de testosterona.
E pode ser que seja o caso do Matheus. Mas ele só vai saber disso se fizer exames de laboratório, orientado por um médico, evidentemente.
E essa baixa libido está incomodando o Matheus? Pode ser que sim. Pode ser que não.
Mas se a causa é baixo índice de testosterona, é preciso esclarecer uma coisa: testosterona não serve só para dar mais apetite sexual.
Esse hormônio tem influência também na criatividade e no humor, por exemplo. Ou seja: se a testosterona estiver muito baixa, a pessoa pode se tornar menos criativa, ter menos iniciativa e ficar mais irritada com facilidade.
Baixa testosterona causa mais problemas do que a baixa libido
Muitos médicos alertam, ainda, para o fato de que a testosterona também é importante para manter o coração saudável.
Ou seja: baixa testosterona também pode prejudicar, segundo esses médicos, a saúde da válvula cardíaca.
Então, mesmo que o Matheus não se sinta incomodado com a baixa libido, recomendamos a ele que consulte um médico da confiança dele e se submeta a exames.
Já sobre a assexualidade, que é outra questão, o que muitas vezes surge é um excesso de cobrança.
Ou seja: não é o assexuado que se importa com a assexualidade. Mas sim, tantas vezes, as pessoas com quem ele (ou ela) convive.
E como é que ele, ou ela, deve reagir a isso?
Bom. Isso é assunto para outro artigo.
Se você é assexuado ou assexuada e sofre pressão ou cobrança, deixe abaixo o seu comentário. Diga pra gente o que está passando e o que já passou por causa disso.
Se a baixa libido lhe incomoda, acesse a seguir as soluções
Sobre o Autor
0 Comentários