Homens preferem apenas as bonitas para se casar?

Homens preferem apenas as bonitas para se casar?

 

Beleza ou virtude? Esta é uma pergunta constante quando o assunto é relacionamento sério. Não vamos ser hipócritas. É lógico que os homens preferem as mulheres bonitas. Mas surge outra pergunta inevitável: isso é suficiente?

Melhor ainda perguntar: o parâmetro é sempre este? Beleza? Vamos simplificar, para melhor entendimento, e nesse caso basta responder honestamente: o homem prefere as mulheres bonitas e virtuosas ou prefere as bonitas que não têm nenhuma virtude? Ponto para a beleza. Eles teriam preferência pelas bonitas. Mas, e se não tiverem virtude alguma?

Surpresa!!! Na verdade, a beleza pode não estar assim em primeiro lugar como se pensa. Pesquisa recente feita na Escócia revela o que todo mundo já deve ter imaginado: para um relacionamento ocasional,  uma paquera, uma aventura, os homens buscam as mulheres bonitas. Para o casamento ou para um relacionamento duradouro não estão assim tão interessados nisso e até podem preferir as “menos atraentes”.

É preciso ainda esmiuçar mais os resultados, pois uma coisa é conseguir um relacionamento, enquanto outra bem diferente é manter esse relacionamento. Se beleza fosse o único predicado, as bonitas jamais se separariam, pois o marido faria tudo para mantê-las. E se aparência física fosse tudo, as ditas “feias” jamais se casariam e, mais ainda, jamais manteriam o seu casamento, o que não se revela tão verdadeiro, na prática. Até porque, é preciso lembrar ainda, beleza nem sempre tem a ver com sensualidade, e vice-versa, e muitos homens valorizam mais a sensualidade do que a beleza. Ou então nada disso.

Mito ou realidade?

Não são apenas as pesquisas já realizadas, como essa feita na Escócia, que colocam em xeque o mito da beleza como parâmetro para a escolha de uma parceira num relacionamento sério. Uma rápida olhada nesses sites que publicam pesquisas e enquetes entre internautas é bastante reveladora. Como a que apresenta a decepção de um homem diante do fracasso dos seus três primeiros relacionamentos, e que acaba admitindo: “O problema é que escolhi as mulheres erradas: fui pela beleza ao invés de ver as outras qualidades.”

Sites como o Yahoo! Respostas dão um banho de água fria nos que imaginam que só a beleza conta para os homens na hora do casamento. Algumas dessas respostas:

Campos:

… Com certeza, a maior alegria de um homem é ter uma mulher virtuosa e fiel…

MJ:

… se eu tivesse que escolher, escolheria a Virtude. Beleza não garante fidelidade, amor eterno, companheirismo…

A virtude, sim, dá a certeza de que realmente valemos a pena para aquela garota…

Eu detesto aquelas exibidas, liberais, safadas… Affffff…. Mulheres, se valorizem, por favor…

Mesmo os que têm dificuldade de se expressar com clareza acabam dando preferência às virtuosas.

Otavio:

… Olha, sinceramente, santas e feias (dependente do meu olhar) é mais para ficar. Mesmo porque você tem quase 100% de garantia de que não vai trair você. E lindas e safadas é mais para só sexo mesmo, porque, se fosse para fica ela iria te trair a maior parte do tempo (a maioria)…

E há também os que admitem: na hora de apenas curtir, uma coisa. Na hora de casar, beleza é uma qualidade, desde que acompanhada de “algo mais”:

Platão:

…Pra curtir, as lindas e liberais. Pra casar, as lindas e santinhas…

Profeta Santista:

…se o homem busca um relacionamento casual, puladinha de cerca ou aventura, para ser mais direto, ele irá buscar uma mulher fruta da vida. Para casar, outros atributos serão levados em conta: postura, inteligência, beleza e feminilidade. Para uma mulher ser atraente para um relacionamento como um casamento, não há uma necessidade de ela ter dois metros de bunda. Agora, beleza é fundamental nesta hora, sim…

Mulher também concorda

Pam (como em todos os casos acima, apenas um pseudônimo ou apelido para se identificarem nos debates) se identifica como mulher, mas acaba manifestando uma opinião semelhante à da maioria dos homens:

…hoje infelizmente as mulheres estão perdendo seus valores e agindo de uma forma não tão comum (SIC). Não que eu desaprove. Quem sou eu pra isso, porque sou mulher também, mas acho que elas deveriam pensar mais em certas atitudes que tomam para não serem tachadas de outra coisa. Deveriam se valorizar mais e mostrar que têm o seu potencial…

Há quem qualifique algumas dessas manifestações como “machistas”, mas o fato é que essa instituição chamada “casamento” está em crise devido a esse conflito de valores, sendo inquestionável que, se é verdade que as mulheres andam generalizando sua opinião sobre os homens, dizendo que eles “não prestam”, o mesmo tem ocorrido com boa parte dos homens quando se referem às mulheres.

Basta assistir a um desses programas televisivos em que homens se “candidatam” a um relacionamento e procuram exibir o que acreditam que sejam as suas qualidades. A grande maioria desses homens se queixa de que as mulheres hoje (a exemplo do que dizem também as mulheres a respeito dos homens) não querem um relacionamento sério, mas apenas aventuras, ou então “se aproveitar” dos homens.

Para quem acredita que a beleza é supervalorizada pelos homens, basta atentar para o fato de que tais candidatos a um relacionamento sério nunca se queixam de que não encontram mulheres bonitas, até porque mulher bonita, no Brasil, é o que não falta. Queixam-se sobretudo de não encontrarem “mulheres sérias”.

Sites de relacionamento revelam as expectativas

Lancemos agora uma rápida visão panorâmica sobre alguns dos sites que se dedicam a analisar relacionamentos e que se dispuseram a fazer um balanço daquilo que os homens buscam nas mulheres quando querem estabelecer um relacionamento sério. Verifica-se que a beleza nunca está entre as qualidades destacadas. Não levamos em conta se o site tem uma postura avançada, moderada ou conservadora, nem vamos expressar qualquer juízo de valor quanto a esse conteúdo. Interessa-nos apenas mostrar como está sendo a avaliação dessa questão, de um modo geral. Seguem resumos de alguns conteúdos publicados sobre o que os homens buscam nas mulheres com quem pretendem ter um relacionamento sério:

http://vidaeestilo.terra.com.br

Sexo – … Ser capaz de satisfazer os desejos sexuais do homem… Sensualidade e calor – … Se uma mulher tem sensualidade e calor, ela provavelmente não tem problema para atrair homens de qualidade. Eles querem que elas sejam capazes de agitar a química no quarto com seus olhares e sorriso e façam com que ele se sinta como o melhor homem do mundo. Cuidado é outra característica que os homens de qualidade mais procuram…

Honestidade – … Eles querem que elas sejam honestas sobre seus sentimentos, suas inseguranças e seus desejos para estabelecer relação profunda em muitos níveis. É impossível construir um relacionamento duradouro e comprometido com uma mulher em quem você não pode confiar…

Descontração – …Esta é uma questão difícil para as mulheres naturalmente tensas, mas ser capaz de relaxar quando está perto dele em um ambiente íntimo é crucial para o estabelecimento da relação sólida. Se ela parecer tensa, estressada e rígida pode confundi-lo e fazê-lo pensar que ela não está interessada em estar perto…

Bom relacionamento com sua família e amigos – Ser capaz de adaptar-se à família é fundamental para evitar o conflito. Mesmo que seu melhor amigo seja um idiota, ele quer que ela aprenda a lidar com isso.

Carinho – Homens gostam de ser abraçados e beijados. A mulher deve beijar e abraçar algumas vezes ao dia, mas o homem não quer que ela faça isso no final do segundo tempo do jogo de seu time.

Surpreender – Homens querem uma mulher incrível e que consiga constantemente surpreendê-lo, ou com um novo conhecimento ou até uma mudança no visual é muito importante. Uma mulher que não tem medo de crescer e surpreender o homem o mantém interessado.

Companheira – A vida é uma luta constante, seja você rico ou pobre. Eles querem uma parceira contribuindo na casa, na força de trabalho e com a família. A maioria dos homens de qualidade estão dispostos a quebrar velhos estereótipos quando se trata de tarefas domésticas.

www.mulher.terra.com.br

Boa comunicação – … A comunicação é a prioridade para os homens. Eles procuram mulheres que respondem as perguntas com honestidade e tenham opiniões próprias. Homens querem esposas capazes de se defender e que falam como realmente são.

Segura e confiável – Os homens querem uma mulher que não esteja desesperada por um relacionamento. Geralmente as mulheres querem 24 horas por dia de atenção e adoração e tendem a começar e a terminar relações muito mais vezes do que os homens…

Sem manipulação – Os homens não querem ser manipulados e normalmente têm pouca tolerância para os joguinhos criados por elas. Eles não querem ter que ler a mente da parceira ou ter que interpretar os sinais criados…

Emocionalmente estável – … É importante saber lidar com as emoções de forma responsável e saber quando eles estão recebendo o melhor de cada situação…

Verdadeiro compromisso – …Fidelidade e lealdade são necessidades absolutas para os homens…

http://www.parcerto.com.br

 (…) “Recatada” é um adjetivo feminino utilizado para definir uma pessoa reservada, tímida. Não se trata de ser uma tímida depressiva, problemática que fica enfurnada em casa, que não fala com ninguém e se isola dos demais. Ser reservada é ser uma mulher simples, não atirada, que não apela para chamar a atenção, que repele cafajestes e não se agrada com liberalidades. Resiste à tentação de se vestir para chamar a atenção de outros, sabe evidenciar sua beleza de modo simples sem apelar. Não permite liberalidade com amigos, folgadices e abusos. Rejeita o assédio de cafajestes e não apenas os assédios de fracassados.

 (…) Uma mulher com consciência financeira entende que nem sempre é possível comprar o que quer na hora que quer. Entende que diante de um revés financeiro é necessária a contenção de gastos, incluindo baixar o padrão de vida por um tempo. Compreende o parceiro quando ele diz que “agora temos que segurar”.

(…) Se ela gosta de ostentar, fingir que é rica por aí e tem dificuldades em abaixar o padrão, não irá se adaptar à realidade de um casamento e seus altos e baixos. Mulher para relacionamento sério deve ser madura e ter boa consciência financeira. Isso é coisa que vem de berço, geralmente ensinada pelo pai. Se o pai é paspalho, dá tudo que a filha quer e mima, ela não atingirá a maturidade. E se o pai não ensinou, não é você que vai conseguir ensinar.

(…) Embora toda mulher tenha um rolo mal resolvido com um cafajeste, mulheres que almejam um compromisso sério possuem um bom histórico de relacionamentos fixos, geralmente com histórico de poucos e longos namoros, onde fez esforços para que desse certo. Mulheres que apreciam relacionamentos fixos e duradouros não aceitam compromisso com qualquer um, não namoram simplesmente por estarem desesperadas, nem saem com homens para se vingar e provocar ciúmes. Não querem “curtir” quando são novas e “sossegar” quando velhas.  Sexo para elas simplesmente não existe fora de um contexto de relacionamento fixo.

(…) Mulheres que respeitam a família não apenas em palavras mas em ações são aptas para um relacionamento sério. Estão habituadas com o conceito de família, de valorização dos que lhe são queridos, de não ser uma rebeldinha de quarto que se deixa levar pela mente podre das amigas e que faz tudo que a moda manda.

Menos atraentes… quando o objetivo é o casamento

O site http://www.xonei.com foi um dos que divulgaram a pesquisa a que nos referimos, feita na Escócia. Veja o que foi noticiado pelo site:

Mais uma pesquisa científica na área de comportamento revela o que os homens preferem na hora de se relacionar.

Quando o lance é casual procuram sempre mulheres que consideram mais belas. A coisa se inverte quando o objetivo é uma relação mais estável. Nessa hora, ainda que de forma inconsciente, ele preferem as menos atraentes. Essa conclusão faz parte de um trabalho de dois professores: Anthony Little, da Universidade de Stirling, na Inglaterra, e Benedict Jones, da Universidade de Glasgow, na Escócia. (Leia a matéria na íntegra acessando o link do site, acima.)

Deixe uma resposta

E as mulheres, o que querem dos homens na hora da escolha para um compromisso sério? Dê a sua opinião, preenchendo o formulário logo abaixo, nesta página, e enviando-o em seguida.

 

Deixe aqui o seu recado

Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.