Beleza ou virtude? Esta é uma pergunta constante quando o assunto é relacionamento sério. Não vamos ser hipócritas. É lógico que os homens preferem as mulheres bonitas. Mas surge outra pergunta inevitável: isso é suficiente?
Melhor ainda perguntar: o parâmetro é sempre este? Beleza? Vamos simplificar, para melhor entendimento, e nesse caso basta responder honestamente: o homem prefere as mulheres bonitas e virtuosas ou prefere as bonitas que não têm nenhuma virtude? Ponto para a beleza. Eles teriam preferência pelas bonitas. Mas, e se não tiverem virtude alguma?
Surpresa!!! Na verdade, a beleza pode não estar assim em primeiro lugar como se pensa. Pesquisa recente feita na Escócia revela o que todo mundo já deve ter imaginado: para um relacionamento ocasional, uma paquera, uma aventura, os homens buscam as mulheres bonitas. Para o casamento ou para um relacionamento duradouro não estão assim tão interessados nisso e até podem preferir as “menos atraentes”.
É preciso ainda esmiuçar mais os resultados, pois uma coisa é conseguir um relacionamento, enquanto outra bem diferente é manter esse relacionamento. Se beleza fosse o único predicado, as bonitas jamais se separariam, pois o marido faria tudo para mantê-las. E se aparência física fosse tudo, as ditas “feias” jamais se casariam e, mais ainda, jamais manteriam o seu casamento, o que não se revela tão verdadeiro, na prática. Até porque, é preciso lembrar ainda, beleza nem sempre tem a ver com sensualidade, e vice-versa, e muitos homens valorizam mais a sensualidade do que a beleza. Ou então nada disso.
Mito ou realidade?
Não são apenas as pesquisas já realizadas, como essa feita na Escócia, que colocam em xeque o mito da beleza como parâmetro para a escolha de uma parceira num relacionamento sério. Uma rápida olhada nesses sites que publicam pesquisas e enquetes entre internautas é bastante reveladora. Como a que apresenta a decepção de um homem diante do fracasso dos seus três primeiros relacionamentos, e que acaba admitindo: “O problema é que escolhi as mulheres erradas: fui pela beleza ao invés de ver as outras qualidades.”
Sites como o Yahoo! Respostas dão um banho de água fria nos que imaginam que só a beleza conta para os homens na hora do casamento. Algumas dessas respostas:
Campos:
… Com certeza, a maior alegria de um homem é ter uma mulher virtuosa e fiel…
MJ:
… se eu tivesse que escolher, escolheria a Virtude. Beleza não garante fidelidade, amor eterno, companheirismo…
A virtude, sim, dá a certeza de que realmente valemos a pena para aquela garota…
Eu detesto aquelas exibidas, liberais, safadas… Affffff…. Mulheres, se valorizem, por favor…
Mesmo os que têm dificuldade de se expressar com clareza acabam dando preferência às virtuosas.
Otavio:
… Olha, sinceramente, santas e feias (dependente do meu olhar) é mais para ficar. Mesmo porque você tem quase 100% de garantia de que não vai trair você. E lindas e safadas é mais para só sexo mesmo, porque, se fosse para ficar ela iria te trair a maior parte do tempo (a maioria)…
E há também os que admitem: na hora de apenas curtir, uma coisa. Na hora de casar, beleza é uma qualidade, desde que acompanhada de “algo mais”:
Platão:
…Pra curtir, as lindas e liberais. Pra casar, as lindas e santinhas…
Profeta Santista:
…se o homem busca um relacionamento casual, puladinha de cerca ou aventura, para ser mais direto, ele irá buscar uma mulher fruta da vida. Para casar, outros atributos serão levados em conta: postura, inteligência, beleza e feminilidade. Para uma mulher ser atraente para um relacionamento como um casamento, não há uma necessidade de ela ter dois metros de bunda. Agora, beleza é fundamental nesta hora, sim…
Mulher também concorda
Pam (como em todos os casos acima, apenas um pseudônimo ou apelido para se identificarem nos debates) se identifica como mulher, mas acaba manifestando uma opinião semelhante à da maioria dos homens:
…hoje infelizmente as mulheres estão perdendo seus valores e agindo de uma forma não tão comum (SIC). Não que eu desaprove. Quem sou eu pra isso, porque sou mulher também, mas acho que elas deveriam pensar mais em certas atitudes que tomam para não serem tachadas de outra coisa. Deveriam se valorizar mais e mostrar que têm o seu potencial…
Há quem qualifique algumas dessas manifestações como “machistas”, mas o fato é que essa instituição chamada “casamento” está em crise devido a esse conflito de valores, sendo inquestionável que, se é verdade que as mulheres andam generalizando sua opinião sobre os homens, dizendo que eles “não prestam”, o mesmo tem ocorrido com boa parte dos homens quando se referem às mulheres.
Basta assistir a um desses programas televisivos em que homens se “candidatam” a um relacionamento e procuram exibir o que acreditam que sejam as suas qualidades. A grande maioria desses homens se queixa de que as mulheres hoje (a exemplo do que dizem também as mulheres a respeito dos homens) não querem um relacionamento sério, mas apenas aventuras, ou então “se aproveitar” dos homens.
Para quem acredita que a beleza é supervalorizada pelos homens, basta atentar para o fato de que tais candidatos a um relacionamento sério nunca se queixam de que não encontram mulheres bonitas, até porque mulher bonita, no Brasil, é o que não falta. Queixam-se sobretudo de não encontrarem “mulheres sérias”.
Sobre o Autor
0 Comentários