A infertilidade é um problema que afeta muitas pessoas no mundo inteiro. E casal que não tem filhos pede socorro aos médicos, aos vizinhos, aos amigos e parentes. É um problema sem solução?
As soluções existem. E a primeira providência a ser tomada é o casal submeter-se a exames.
Não confunda as coisas para não gerar conflitos
Em primeiro lugar, é preciso saber se é da mulher ou do homem o problema da infertilidade.
Aliás, aqui é preciso explicar uma das confusões decorrentes do grande índice de desconhecimento da população em relação à sexualidade: confundir infertilidade com impotência ou com frigidez. Ou vice-versa.
Pode parecer raro que essa confusão aconteça, mas não é. Principalmente os chamados machões fazem essa confusão, achando que o fato de um homem não poder gerar filhos é sinal de impotência.
Mas uma coisa pode não ter nada a ver com a outra.
Falta de conhecimento resulta em erros de avaliação
Obviamente, um homem impotente pode ter dificuldades de gerar filhos, mas isso não quer dizer que ele seja infértil.
Essa questão relativa aos impotentes normalmente decorre da dificuldade de ereção nas relações sexuais. Mas isso não significa que seu líquido seminal seja desprovido de espermatozoides. Ou que outros problemas orgânicos o afetem, além da disfunção erétil.
A situação inversa também ocorre: confundir o homem incapaz de gerar filhos como se ele fosse impotente, o que nem sempre é verdade.
Aliás, ocorre até a situação literalmente contrária: por saber-se infértil, o homem pode sentir-se mais disposto por não ter a preocupação de que ocorra uma gravidez indesejada.
Casal tem que pedir ajuda se não entender as diferenças relativas à sexualidade
As razões da infertilidade podem ser completamente diferentes daquelas que provocam a impotência.
E, obviamente, isso não impede que ocorram as duas situações: impotência e infertilidade ao mesmo tempo.
A frigidez também pode ter várias causas, muitas vezes atribuídas a questões de natureza psicológica, educação extremamente repressora, traumas decorrentes de abusos sexuais e uma infinidade de outras razões, inclusive físicas, que precisam ser diagnosticadas.
É preciso avaliar as origens do problema antes de gritar por socorro
Um casal passa a desconfiar de infertilidade quando a mulher não consegue engravidar, mesmo que não utilize nenhum método contraceptivo (preservativo, pílula, DIU etc).
É preciso não se alarmar a ponto de atribuir apressadamente o problema ao homem ou à mulher, porque, como já frisamos, somente os exames sob a orientação de um especialista vão dar respostas às dúvidas.
E, evidentemente, as soluções, quando existem, são específicas para cada caso.
Nunca peça ajuda ou a opinião de pessoas desinformadas
Mesmo sem ainda terem tomado essa providência inicial (e indispensável), muitas vezes o casal que não tem filhos pede socorro apressadamente até a pessoas erradas, o que pode gerar mais confusão e até conflitos.
Como em tudo na vida, informação obtida junto a fontes confiáveis é fundamental.
Lamentavelmente, o que há de achismo e de preconceitos em sociedade não está fácil. E toda precaução precisa ser tomada antes de qualquer alarme.
Primeiras avaliações têm que ser, muitas vezes, confirmadas
É indispensável, também, não se apavorar diante de um primeiro diagnóstico ou do parecer de apenas um especialista.
Evidentemente, um profissional devidamente habilitado está mais capacitado para orientar um casal do que uma pessoa que tenha apenas conhecimento superficial nessa área.
No entanto, é preciso levar em conta que qualquer profissional pode errar. Bem como os exames podem resultar em dados questionáveis ou imprecisos.
Uma providência que normalmente é sugerida, nesses casos, é a repetição de exames para a confirmação, ou não, dos resultados.
Ciência pesquisa soluções para a infertilidade tanto de homens como de mulheres
A ciência tem se debruçado em estudos sobre a infertilidade. E medicamentos têm surgido para ajudar.
Casal que não consegue ter filhos pode obter resultados com soluções naturais
Há também soluções naturais, às quais muitas mulheres e homens recorrem, no esforço em obter uma solução.
Apresentamos, logo a seguir, vídeos, depoimentos e reportagem para que você conheça uma dessas alternativas que, segundo as repercussões, tem alcançado sucesso.
Conheça e compartilhe as informações, caso você ou alguém do seu círculo familiar ou de amizade esteja sofrendo com a dificuldade de ter filhos.
Clique para assistir ao vídeo
Sobre o Autor
0 Comentários